Logo Pró-Saber SP

Uma biblioteca infantil no sertão da Paraíba!

No início desse mês o Pró-Saber SP embarcou rumo à uma missão muito especial!

A convite do Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano, o Pró-Saber SP idealizou e montou uma biblioteca infantil no sertão da Paraíba, em Aparecida.

Foram 3 dias de muita mão-na-massa e apoio dos moradores, como o Marquinhos, que orientou a pintura das paredes.

Mão-na-massa!
Mão-na-massa!

A Biblioteca foi inaugurada com todo o grupo e as crianças já se apropriaram do espaço!

Os estagiários do Pró-Saber SP, Matheus e Gabriel, mencionaram 5 dicas muito importantes para que uma biblioteca seja bastante frequentada. E de biblioteca eles entendem!

1 – A Biblioteca não precisa ser luxuosa, mas precisa ser aconchegante e bonita. Paredes pintadas, almofadas coloridas e um tapete bem gostoso para sentar no chão. É importante que o local esteja sempre limpo. Livro empoeirado causa muito espirro!

2 – A Biblioteca precisa estar organizada, para que os livros sejam encontrados facilmente.

3 – Os funcionários precisam conhecer o acervo, para indicar livros  e conseguir encontrá-los. E um sorriso no rosto faz toda a diferença!

4 – Desburocratizar o cadastro: muitas vezes as crianças vão sozinhas à Biblioteca, pois os pais estão trabalhando. Facilitar o cadastro e acesso dos pequenos aumenta o interesse e frequência.

5 – E a dica final é: confie nos leitores! As crianças com o tempo passam a entender as regras da biblioteca, a questão de tempo de empréstimo e o cuidado com os livros. Tudo é uma questão de hábito. Confie nas crianças, que elas serão leitores de biblioteca exemplares!

A biblioteca infantil prontinha, e Gariel, Luiza e Matheus
A biblioteca infantil prontinha, e Gariel, Luiza e Matheus

Veja também